Feedback

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Você já deu o seu feedback hoje?

Imagine alguém investindo seu tempo e esforço na tarefa de escolher um presente para você. Como se sentiria? Ficaria irritado, mal humorado, com raiva? Ou se sentiria feliz, querido e grato? A maioria das pessoas se sentiria feliz e agradecida. Assim deveria ser o sentimento ao se receber um feedback, já que é um presente, uma contribuição dada por alguém que dedicou parte do seu tempo a outra pessoa, acreditando na sua contribuição para o crescimento deste.
Só que, às vezes, não é assim que acontece. Ao contrário, recebe-se o feedback como algo negativo, como fruto de alguma “perseguição”, ou crítica desnecessária. Cabe, então, para esclarecer a importância dessa ferramenta, descrever o que é o feedback e por que é um presente.

feedback  permite o diálogo aberto entre uma pessoa e outra ou entre uma pessoa e um grupo. Pode ocorrer na esfera corporativa, por exemplo, quando mostra as forças de um profissional e quais as lacunas precisam ser preenchidas, as competências a serem desenvolvidas, ou  as expectativas da organização em relação ao que se espera de um colaborador.

Para ser efetivo, o feedback deve ser de fácil compreensão, já que é de se esperar que leve o receptor à reflexão e à ação. Além disso, é importante lembrar que feedback não é julgamento, nem crítica, mas algo que impulsiona o crescimento e o desenvolvimento. É feito a partir de uma análise ampla do desempenho do profissional e compõe-se de 3 aspectos básicos: pontos fortes, oportunidades e sugestões.
Aquele que dá o feedback precisa ter em mente que está lidando com outra pessoa e que a intenção deve ser a de motivar, desenvolver. Na relação entre quem dá e quem recebe feedback precisa existir confiança e respeito que não podem ser maculados. Sendo assim, aquele que dá o feedback precisa:

  • Ser construtivo;
  • Focar no comportamento e não na pessoa;
  • Avaliar o momento e local apropriados;
  • Ser especifico;
  • Ter certeza de que o receptor entendeu o que foi dito.

Porém, somos humanos e aceitar que temos pontos positivos e também limitações não é algo agradável. Sendo assim, algumas sugestões para aquele que recebe o feedback:

  • Aceite-o como algo positivo, valioso
  • Seja receptivo
  • Escute atentamente
  • Peça ajuda e sugestões
  • Faça anotações
  • Confirme o que entendeu
  • Faça uma reflexão sobre o que foi dito
  • Prepare um plano de ação.

Finalizando, é importante ressaltar que o feedback é uma ferramenta que cria vínculo, gera resultados, melhora o convívio e proporciona crescimento. Portanto, fique atento quando tiver a oportunidade de receber ou dar um feedback, pois é um presente que se dá com amor e coragem e se recebe com gratidão e aceitação.

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